Quem nunca levou um susto com os fios brancos que vão surgindo e, em pouco tempo, tornam a cabeleira cinza? Afinal, por que o cabelo tende a ficar grisalho? E qual é o tratamento adequado?
A alteração de cor se deve a diminuição ou cessação da atividade da enzima tirosinase no bulbo capilar. Ou seja, a atuação das células responsáveis pela pigmentação, os melanócitos, diminui ou quase cessa.
Para quem assume e deseja manter o tom acinzentado, a lista de cuidados começa por manter distância de produtos que contêm pigmento, como xampus, géis, cremes e cloro, que podem manchar os fios brancos.
O fio grisalho é mais grosso, áspero e seco que o resto do cabelo. Já existem produtos especiais para essas modificações. Mas, na hora de escolher, é preciso levar em conta o tipo de cabelo, se é seco, normal ou oleoso. Para todos os tipos é recomendado banhos de creme quinzenais ou mensais.
Para quem tem cabelo oleoso e grisalho, o maior problema é a quantidade de vezes que se deve lavar. Cada lavagem diminui o óleo e também o brilho. Portanto, é muito importante o equilíbrio entre xampu e condicionador. Já quem tem cabelo seco, quando ele se torna também grisalho, o ressecamento aumenta.
O condicionador é imprescindível e um creme sem enxágue ajuda bastante. Os grisalhos devem ainda evitar produtos com álcool no cabelo e o uso abusivo do secador. E, como dica, um corte moderno faz toda a diferença.
Fonte: www.maisde50.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário