quinta-feira, 5 de abril de 2012

Progressiva deu errado! E agora?

A escova progressiva tornou-se grande aliada dos cabelos femininos que precisam de uma ajudinha! A técnica garante fios lisos e disciplinados, reduzindo o volume dos cabelos e duram em média três meses.

Mas a vontade de deixar as madeixas alisadas faz com que muitas mulheres realizem o processo com intervalo de tempo pequeno e sem escolher um bom profissional, o que faz o sonho dos cabelos disciplinados virar um pesadelo!

A escova mal sucedida pode resultar em cabelos quebradiços, fracos e escorridos demais, não permitindo o movimento natural. Além disso, a técnica errada pode causar alergias no couro cabeludo e até problemas respiratórios.

Se você está passando por esse pesadelo, calma! Existem várias técnicas para recuperar a saúde dos fios. Como a reconstrução capilar à base de produtos como queratina e argila branca. O importante é remover os resíduos dos fios, ajudando na diminuição do efeito da progressiva.

Os fios ficaram pesados?
Quando isso acontece, deve-se recorrer ao uso de xampus anti-resíduos (em média uma vez por semana) e fazer hidratações à base de queratina, aminoácidos, silicone e pantenol para reconstruir a porosidade das cutículas capilares; 

Os fios ficaram escorridos?
Fazer um coque com os cabelos úmidos e passar o secador, soltando logo em seguida, pode trazer de novo o caimento aos fios. Também pode passar mousse para modelar os fios, dando um pouco de ondulação aos cabelos.

Pode-se optar por cremes leave-in (cremes sem enxágüe) e sérum (reparador de pontas) ou até recorrer ao baby liss. Algumas mulheres podem recorrer ao mais radical e fazer um corte para dar mais movimento aos cabelos.

A progressiva não funcionou? 
Se a escova progressiva não pegou nos seus cabelos, o profissional responsável deve refazer o trabalho, sendo que se os produtos forem de boa qualidade, a técnica feita com um intervalo de tempo pequeno, não causará irritações. Mas logo após a outra tentativa de alisamento, faça o uso de mascaras hidratantes nos cabelos toda semana e cauterização se for necessário;

Cabelo danificado ou seco: 
Esqueça o uso de secador e a chapinha! Eles tiram a umidade dos fios o que os deixam mais secos e danificados. Use produtos umectantes (que trazem a umidade natural de volta aos cabelos) que vão reconstruir a fibra capilar.

Cuidados básico com os cabelos após a escova progressiva:
- Lavar, condicionar e finalizar com leave in;
- Fazer tratamentos periódicos, como hidratação ou cauterização;
- Usar produtos para cabelos quimicamente tratados;
- Usar produtos umectantes (devolve a umidade aos fios);
- Não usar chapinha ou secador que tiram a umidade dos fios, deixando-os mais secos;
- Ter paciência e muita dedicação!

É importante conhecer o cabeleireiro que está indo e qual o tipo de alisamento que você vai se submeter, para não ter resultados indesejáveis. 

Nenhum comentário: