segunda-feira, 5 de março de 2012

O perigo dos salões

por Taynara Aires
O salão de beleza por muitas vezes é a válvula de escape da rotina do dia-a-dia. A mulher, principalmente, se agrada do ambiente, joga conversa fora, folheia revistas, observa o cabelo da colega, decide ali mesmo mudar novamente o visual e vai embora feliz com os cuidados recebidos pelas profissionais que a deixa linda.

Cenas como estas são vistas com frequência em qualquer salão mundo a fora. Mas será que as mulheres prestam atenção nos perigos que o salão oferece? Será que as clientes pedem escovas de cabelos limpas? Elas exigem que a manicure use luvas? Elas sabem que o alicate é um transmissor de doenças?

Diante desta preocupação, em julho, os profissionais da área vão estar no Hair Brasília and Beauty 2012, para explicar a você os perigos que o alicate traz. Isso mesmo, o tema é importante e será um dos destaques da maior feira de beleza da capital.

Pode reparar, a maioria marca para fazer a unha, mas chega de mãos vazias. São poucas as mulheres que levam seu próprio "kit unhas" e usa o que o estabelecimento oferecer. Gente, se o material não é nosso, não é possível ter garantia dele estar livre de fungos, vírus e bactérias.

O assunto precisa ser levado a sério! O alicate utilizado em várias pessoas sem passar por processo de esterilização pode vir a ser contaminado e com isso transmitir desde a hepatite B até o vírus do HIV (aids). Atenção manicures e clientes: o instrumento deve ficar cerca de 30 minutos na estufa para matar qualquer microorganismo indesejado.

Ok, ok! Já sei que todos ouvem falar sobre a doença. Mas você sabe, de fato, o que é hepatite B? Então vamos lá. A hepatite B é um vírus transmitido por sangue, ou seja, no salão ele pode ser repassado a cliente se a manicure tirar o conhecido bife com o alicate contaminado. A partir daí, o vírus se concentra nas células do fígado e precisa ser tratado. Viu como a questão é séria?

Mulheres, não enfrentem este problema, use seu próprio alicate para deixar suas unhas lindas. E não se esqueça, no dia 1º de julho esta e outras dúvidas sobre o mundo da beleza poderão ser tiradas no Hair Brasília and Beauty 2012, entrada franca, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Não perca!

Nenhum comentário: