sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Rotina de cuidado das gueixas

Não é de hoje que se comenta a invejável qualidade da pele das asiáticas. Sem manchas
nem rugas, com tônus e luminosidade que parecem quase irreais, elas viraram sinônimo de perfeição e logicamente atraíram o interesse da indústria cosmética, que de uns tempos para cá vem lançando produtos  roubados do nécessaire delas.

São mais de seis etapas todo santo dia (de manhã e à noite), que incluem uma infinidade de produtos, regras rígidas de aplicação e automassagem. Para elas, a hora de cuidar da pele é como a cerimônia do chá: todos os detalhes são executados à perfeição, com normas seguidas à risca. Confira a seguir como trazer parte dessa sabedoria milenar para a sua rotina, com algumas adaptações necessárias ao nosso clima e estilo de vida.

Comece imitando a limpeza perfeccionista (que é bem necessária no Brasil por conta do clima quente e úmido), seguida de hidratação em exaustão. Para elas, hidratar nunca é demais. Branquinhas com orgulho, os cuidados com proteção solar beiram a neurose!

Por último, disciplina e prevenção são palavras-chave. Raramente cosméticos japoneses fazem promessas miraculosas, como sumir com rugas em três dias. Enquanto as ocidentais preferem soluções rápidas e drásticas, as orientais concentram suas energias (e tempo e 
dinheiro) na prevenção. Séruns clareadores e anti-idade, por exemplo, são usados antes que as manchas e rugas apareçam.
Demaquilante 
O demaquilante preferido das orientais é em óleo, que tem o poder de retirar maquiagens extremamente pesadas e à prova d’ água, eliminando também os resquícios profundos de protetores 
solares super-resistentes e o excesso de óleo da própria pele. Não se assuste: os demaquilantes são enxaguáveis apenas com água e não costumam deixar resíduos gordurosos.
Modo de usar: o produto deve ser aplicado sobre a pele seca, massageando até o make ser dissolvido. Feito isso, com os dedos molhados, repita a massagem, criando uma emulsão de aspecto leitoso, que então deve ser enxaguada com bastante água. 

 Espuma de Limpeza
Após o óleo demaquilante, uma espuma de limpeza irá remover resíduos, bactérias e células mortas, deixando a pele limpa de verdade. Atenção: a espuma deve ser rica e densa, de modo que a pele seja limpa sem que os dedos entrem em contato, evitando qualquer fricção e irritação.
Modo de usar: depois de aplicar 2 cm de produto sobre a palma da mão úmida, faça uma massagem com as pontas dos dedos até formar textura de chantilly. o próprio ato de prepará-la já é um pequeno ritual… a sequência óleo demaquilante + espuma é chamada de double cleansing. 
 Séruns
Essence é como os asiáticos chamam os séruns, líquidos concentrados em ingredientes que podem rejuvenescer, clarear manchas ou simplesmente hidratar. 
Modo de usar: para obter benefícios que vão de ação antimanchas a antirrugas, muitas vezes as asiáticas aplicam mais de uma essência, técnica que chamam de “layering”. 

 Emulsão
A etapa da emulsão costuma ser feita com um hidratante de aspecto leitoso, encontrado em diversas texturas. Os mais leves são para peles normais a oleosas; os concentrados para peles normais a secas. 
Modo de usar: deve ser aplicado com os dedos, como um hidratante fluido. mas as japonesas muitas vezes costumam espalhar no rosto com a ajuda de um algodão. 

Finalizador
As orientais terminam a noite aplicando um creme finalizador. São potentes hidratantes ricos em ingredientes emolientes, como manteiga de karité, que formam uma barreira que “sela” os produtos aplicados anteriormente. Quem tem pele oleosa deve se limitar à etapa emulsão, ou aplicar o creme finalizador apenas nas áreas ressecadas. Protetor solar.

Modo de usar: na rotina de cuidados matinais, a etapa seis é substituída pelo uso de um protetor solar poderoso. os preferidos das asiáticas são extremamente matificantes, que ajudam a anular um eventual excesso de brilho deixado pelos cosméticos previamente aplicados. 



Nenhum comentário: