segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012


cabelo poroso 300x200 Cabelos porosos








porosidade capilar é a capacidade que os fios de cabelo têm de absorver líquidos ou umidade. As cutículas, que são como barreiras protetoras, se abrem e os fios ficam mais vulneráveis ao vento, sol, poluição, baixa umidade do ar e aos produtos químicos.
Quanto maior o grau de porosidade dos cabelos, mais volumosos, rebeldes e arrepiados eles ficam. O problema também provoca pontas duplas e no caso de quem usa tintura e faz com que a cor desbote com maior facilidade.
Os principais causadores da abertura das cutículas e, consequentemente da porosidade do cabelo, são as escovas definitivas, relaxamentos, descoloração, tinturas, permanente, o uso excessivo do secador e da chapinha, a exposição excessiva ao sol e ao vento.
Qual o grau de porosidade do seu cabelo?
Baixa porosidade: Quando estão com baixa porosidade, os fios tem ótima resistência e a dificuldade de penetração dos líquidos é maior.
Porosidade moderada: Os cabelos com porosidade moderada apresentam cutículas levemente levantadas. São fios considerados “normais”.
Porosidade acentuada: Cabelos com química em geral, fios ressecados e danificados geralmente apresentam porosidade acentuada. Este tipo de fio perde os líquidos e a umidade com a mesma facilidade que os absorve.
Porosidade extrema: A porosidade extrema é característica notável nos cabelos maltratados pelas químicas em geral. São fios com cutículas extremamente abertas, que absorvem e perdem umidade quase instantaneamente.

O que fazer?

Como ainda não existe um tratamento definitivo para a porosidade capilar, resta contornar a rebeldia dos fios com alguns truques.
Para recuperar a vitalidade dos cabelos porosos, o indicado é hidratar constantemente os fios com produtos mais concentrados em ativos. O shampoo, por exemplo, deve conter uma fórmula balanceada que remova as impurezas sem danificar os fios já danificados. O condicionador ideal para tratar cabelos porosos deve ter princípios ativos que proporcionem flexibilidade e ativos antiestáticos que alinhem as cutículas, dando mais brilho e deixando as madeixas mais fáceis de pentear quando estiverem úmidas ou secas.
Para complementar o tratamento para cabelos porosos, é importante usar um creme leave-in. O produto vai agir repondo os componentes hidratantes e nutrientes, revitalizando os fios e protegendo contra os danos.
O acompanhamento de um profissional pode ajudar bastante na recuperação dos fios. Seguindo à risca todas as orientações do cabeleireiro e usando os produtos da maneira correta, é possível ter fios cada vez mais macios, sedosos e maleáveis.

Nenhum comentário: