quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Pés à mostra



Foto: reprodução

O verão está aí, e as sandálias, rasteirinhas e chinelos tomam lugar dos calçados fechados.  Mas não há nada mais desagradável do que ficar insatisfeita com os pés. Para não ter que passar por isso nunca mais, veja quais são os principais problemas e como resolvê-los:

1. Unha encravada
É a penetração do canto da unha na pele, seguida de inflamação e infecção local. O corte inadequado das unhas, com os cantos tortos ou arredondados, e o uso de calçados apertados e de bico fino favorecem o encravamento.
Como evitar?
Corte-as de maneira que os cantos formem um ângulo de 90°, é o corte reto. Colocar algodão quando ela não está muito encravada e deixar até que comecem a crescer pode evitar o problema. Há casos mais graves em que é preciso procurar um médico para o tratamento cirúrgico.

2. Grosseirão
É conseqüência do ressecamento dos pés, do uso direto de calçados, como rasteirinhas e sapatos de salto, além de alergias.
Como evitar?
Para minimizar o problema, esfolie os pés uma vez por semana e hidrate-os. Os cremes com uréia, manteiga de karité, lactato de amônia e ácido salicílico são os indicados para deixar os pés macios.

3. Chulé
É o odor desagradável resultante do suor junto às bactérias encontra nos pés. É o inimigo de quem transpira muito nesse local.
Como evitar?
A higiene e secar bem os pés, principalmente entre os dedos, e uso de antissépticos são fundamentais para acabar com esse odor indesejável.

4. Micose
Os responsáveis por esse incômodo são os fungos encontrados na terra, areia, animais e até mesmo na pele humana e sua proliferação costuma acontecer em condições de calor e umidade.
Como evitar?
Mantenha os pés sempre limpos, secos e arejados. Esses cuidados devem ser redobrados principalmente após praticar esporte. Meias de algodão são as indicadas, pois absorvem a umidade. Para evitar o incômodo, sempre use chinelos na praia, clube, sauna e banheiros de academia. O tratamento pode ser feito com antifúngicos tópicos ou via oral, mas sempre consulte um médico para ver qual é o ideal para o seu problema.

5. Joanete
É o nome popular da protuberância que se forma no osso lateral do primeiro dedo do pé. Geralmente, as pessoas tem uma predisposição genética, mas o uso de sapatos apertados e de bico fino podem causar a joanete.
Como evitar?
Uma forma de prevenir é optar por calçados confortáveis, mas nos casos mais graves, em que começa a doer, a cirurgia é indicada.

E então? Pronta para encarar o verão?

Nenhum comentário: