segunda-feira, 14 de julho de 2014

Botox capilar

Entre os vários tipos de tratamentos destinados para cabelos está o botox capilar, um procedimento que repõe os nutrientes e a umidade natural dos fios, além de promover o alisamento temporário sem estragar os fios, pois faz o caminho contrário: reconstrói a cimentação intercelular ao invés de ocasionar a sua destruição de vez, como fazem as escovas progressivas baseadas em formol, uma solução que já foi proibida pela Anvisa – Agência Nacional da Vigilância Sanitária. Apesar do nome botox capilar remeter aos tratamentos estéticos com toxina botulínica, conhecida por botox, o procedimento não possui este ativo entre os seus ingredientes.
Como a toxina botulínica, conhecida por botox, faz muito sucesso entre as mulheres por provocar o rejuvenescimento da pele, os profissionais do setor de cabelos resolveram simplesmente emprestar o nome para o tratamento do qual estamos falando, o botox capilar, para promover um certo marketing buzz em cima do lançamento em questão. Na verdade, o botox capilar é uma espécie de escova progressiva sem formol, inspirada em outros tipos de tratamentos para cabelos, como, por exemplo, a cauterização e o realinhamento capilar. Com a proibição do formol, devido aos seus malefícios para a saúde, houve a necessidade de buscar alternativas.
Na busca por alternativas, surgiu a fórmula do botox capilar, que possui as mesmas substâncias alisantes e conservantes das escovas progressivas, com exceção do formol, que não faz parte da composição de nenhum tipo de botox capilar, cauterização ou realinhamento capilar. Para substituir o formol, que ainda causa vários problemas aos cabelos, principalmente aos quimicamente tratados, descobriu-se outros ativos alisantes, que são as nanopartículas de serina e o ácido cético. Estes ativos alisantes, além de deixarem os fios lisos e facilitados para as ações mecânicas do babyliss, da chapinha e do secador por três meses, repõem o cimento intercelular capilar.
Quando os cabelos sofrem agressões externas e são processados quimicamente, a estrutura das fibras capilares perde a sua umidade natural e os seus aminoácidos essenciais adquiridos através da alimentação. Para repor os mesmos, apenas com a alimentação, pois o corpo humano não produz naturalmente estes fatores, mas os produtos do mercado da beleza permitem acelerar os efeitos. Neste quesito, o botox capilar foi desenvolvido para, ao mesmo tempo que alisa, repor a umidade natural e os 21 aminoácidos essenciais que compõem a estrutura da queratina. Desta forma, o cimento intercelular capilar é revitalizado ao mesmo tempo que os cabelos ficam lisos e maleáveis.
Para argumentar o uso do nome botox capilar, os profissionais da área de beleza acrescentaram uma seringa na embalagem do produto, indicando que o acessório permite dosar exatamente a quantidade de produto que precisa ser aplicado nos cabelos de acordo com as instruções das embalagens. Enquanto uma escova progressiva normal dura cerca de seis meses no cabelos por causa da concentração de formol, o botox capilar dura cerca de três meses, mas com uma diferença muito visível, pois, além do alisamento, promove o realinhamento das fibras capilares e a reversão dos quadros de danos, tornando os fios muito maleáveis para o dia-a-dia.
O procedimento de uso do botox capilar é igual ao de uma escova progressiva normal. Primeiro deve-se lavar os cabelos com shampoo de limpeza profunda dos resíduos para abrir as escamas das fibras capilares e para remover a impurezas presentes na estrutura. Depois deve-se secar a umidade dos cabelos com um secador para aplicar o creme de realinhamento capilar mecha por mecha, deixando-o agir durante alguns minutos pré-determinados pelos fabricantes. O processo prossegue com a escovação e a modelagem dos fios, por cima do alisante, utilizando um secador de cabelo. A etapa final consiste em alisar mecha por mecha com uma chapinha bem quente.


Nenhum comentário: