terça-feira, 22 de abril de 2014

Mitos e Verdades

Trânsito, trabalho e as demais responsabilidades do dia a dia fazem com que muita gente tenha o nível de estresse pra lá de elevado. Esse desequilíbrio nada mais é do que o esforço que o organismo realiza para adaptar-se às condições que contrariam sua natureza e seu equilíbrio, provocando, inclusive, mal-estar físico e emocional que pode ser refletido na pele em alguns casos.  Por isso, confira, a seguir, os principais mitos e verdades que cercam a influência da alteração comportamental no espelho e as maneiras de driblá-la em prol da saúde e da beleza. 
O estresse pode causar doenças de pele.
Verdade. O desequílibrio emocional provocado pela correria do dia a dia pode ser refletido na pele por meio do surgimento de doenças cutâneas. Isso porque a tensão provoca alterações hormonais e libera substâncias na corrente sanguínea responsáveis por provocar queda na imunidade e deixar o organismo mais vulnerável a infecções e outros problemas. 
Dessa forma, o estresse pode piorar o quadro de psoríase e rosácea, deixar as unhas quebradiças, provocar alergias e quedas de cabelo e fazer com que a transpiração fique excessiva.
Alteração emocional acelera o envelhecimento cutâneo.
Verdade. A perda da vitalidade, a diminuição da elasticidade e o surgimento das linhas de expressão e das manchas que sinalizam o envelhecimento da pele podem aparecer de foma precoce se não houver o controle dass emoções, uma vez que o estresse pode acelerar a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células.
Espinhas não resultam do estresse.
Mito. Descontrole emocional pode contribuir muito para o surgimento das acnes porque tende a aumentar a produção de cortisol e a estimular os hormônios androgênios (hormônios masculinos) que ativam ainda mais as glândulas sebáceas, responsáveis pela fabricação de sebo e oleosidade
As mulheres são mais suscetíveis à acne desencadeada pelo estresse. 
Verdade. As integrantes do sexo feminino são as mais afetadas pela acne relacionada ao estresse porque o hormônio envolvido na produção das espinhas é masculino. Diante disso, as mulheres, que possuem pouquíssimos hormônios deste tipo no organismo, se tornam muito mais suscetíveis a qualquer alteração apresentada por eles.
Apenas adultos têm problemas de pele causados pelo estresse.
Mito. Casos de doenças cutâneas causadas pelo estresse já foram identificados em crianças. Apesar de comum, a incidência do problema no público infantil passa despercebida porque existe o conceito generalizado de que o descontrole emocional só pode atingir os adultos. As pesquisas atuais, entretanto, cada vez mais indicam que os distúrbios de pele se instalam nos mais variados públicos por questões de fundo emocional ou psicológico.


Nenhum comentário: