quinta-feira, 22 de março de 2012

Alerta: os riscos do formol

por Taynara Aires
Imagino que parte das cabeleireiras vai chiar por causa do tema, mas não tem jeito, o assunto precisa ser debatido e levado a sério. Em 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu a venda de formol puro em todo o país. Mesmo assim a maioria dos salões de beleza insiste em fazer a tal escova progressiva com a química proibida.

Os nomes mudaram para escova inteligente, marroquina, egípcia e chocolate, no entanto, a “fórmula secreta” permanece a mesma: substância formaldeído, o formol. Há cerca de quatro anos passei pela seguinte experiência ao fazer a famosa escova progressiva. Não respirava direito, não sentia cheiro de nada na hora da aplicação e meus olhos arderam por uns dois dias. Claro, minhas madeixas ficaram lindas. Cabelo escuro, longo e brilhoso, impossível não gostar. Mas diante de todo mal estar decidi que por aquele processo não passaria mais.


Em algumas reportagens exibidas pela mídia constatei que a decisão foi a melhor possível. Tive sorte, assim como outras pessoas, talvez pela própria defesa do organismo. Porém, mulheres mundo a fora pararam em hospitais com crises alérgicas gravíssimas. Recordo que uma delas ficou com o rosto inchado, teve feridas no couro cabeludo e chegou a perder parte do cabelo. Isso sim é triste.

A vaidade pagou um preço alto e o cabeleireiro, sem dúvida, tinha consciência do processo inadequado. Vale ainda ressaltar quantas vezes necessárias for que o formol pode matar e causar câncer principalmente se utilizado além do permitido e em pessoas alérgicas. E você cabeleireira precisa ter atenção redobrada uma vez que está mais exposta aos riscos que o formol traz.

Na feira Hair Brasília and Beauty 2012, você profissional da área vai ficar por dentro de como utilizar este produto com outros cremes. O uso do formol puro é permitido até 0,2%, nesta quantidade ele não provoca danos à saúde. Consumidoras exijam de seus cabeleireiros o uso correto do produto. Procure fazer outros tratamentos como hidratação, relaxamento. Faça uma escova normal, use prancha alisadora, tudo com moderação. Assim todos garantem saúde e cabelos sempre bonitos.

Nenhum comentário: